ARTESANATO: COMO ALCANÇAR O EQUILÍBRIO ENTRE O PRAZER E O STRESS DAS ENCOMENDAS!

Boa tarde  galerinha criativa!
Vou iniciar falando um pouco sobre os benefícios do artesanato para nossa vida. São muitos, para não dizer infinitos. Ele é meu mais recente amor dentro do mundo da arte. Uma arte que expressa meus sentimentos de maneira não verbal. Uma arte que transformou minha vida em algo mais leve. Um amor saudável. Um amor que nasceu há 18 meses inicialmente por um fuxico. Após, o feltro. Hoje, são os tecidos que preenchem meu coração (..totalmente enlouquecidas por estampas…).
É apaixonante criar e finalizar uma peça handmade. Não há como deixar de sentir o carinho, o empenho e a dedicação que uma crafter deposita em seu trabalho. O amor é tanto (tanto…tanto…taannntoooo) pela peça pronta, que, muitas vezes, mal conseguimos entregá-la à cliente, de tanto que ficamos horas e horas ali bajulando e babando nela (rsrs) como se fosse mais um filho que acabara de nascer.
No artesanato, os projetos se renovam com dinamismo. Não há rotina. É algo encantador e estimulante, pois nós nos reinventamos junto com o novo trabalho. O artesanato é assim: quem o conhece, nunca mais consegue ficar sem. Ele nos seduz e ficamos cegas de paixão.
Esse amor oxigena nosso cérebro diariamente, estimulando a criatividade e deixando a mente tranquila (desde, é claro, que a encomenda não esteja atrasada, rsrs).
É como um botão que, acionado, alivia o stress, traz qualidade de vidaeleva autoestima e libera endorfina (semelhante aos efeitos do chocolate, mas sem engordar, rsrs).

Um amor totalmente compartilhável. Isso mesmo! Como somos em muitas, quando nos encontramos em aulas ou feiras, não há como falar sobre outro assunto: o artesanato é sempre o protagonista. E, que delícia é estar num ambiente recheado de pessoas que gostam do mesmo ofício, não é?! Entre nós, a afinidade nasce e cresce de maneira veloz.
O simples fato de buscar aprender, admirar, valorizar e amar todos os tipos de arte (seja qual for) torna a vida mais leve e colorida. Acreditem!!


Mas, por outro lado, é importante saber administrar o tempo para que o trabalho manual não se transforme numa rotina estressante e cansativa.
Com certeza, já nos vimos diante de um prazo curto e muitas encomendas para entregar, não é?! É preciso se programar para que isso não ocorra com frequência. Além de trazer desgaste físico e mental às artesãs, já que, muitas vezes, produzimos durante a madrugada (muito cansadas), o trabalho também perde qualidade.
Menos é mais!
Justamente para que o nosso relax (craft hobby) não vire um pesadelo e continue sendo uma atividade gostosa em nossas vidas, precisamos seguir algumas dicas de disciplina:

1. Procurem aceitar um número de encomendas de acordo com sua capacidade de produção. Pois se agendarmos mais pedidos do que podemos produzir, além de ficarmos estressadas com a loucura para entregar tudo no prazo, é possível que o padrão e a qualidade do trabalho caiam abruptamente. Então, para que consigamos elaborar um excelente produto handmade com acabamento impecável precisamos nos dedicar com paciência;
2. Se sua agenda estiver lotada, aprenda a dizer Não, não posso – no momento tenho outros pedidos anteriormente agendados – infelizmente não consigo atendê-la por esses dias – gostaria de programar para um momento futuro?! Procure ser sincera com você e com suas clientes. Mesmo porque não somos uma empresa com 10 ou 20 funcionários, somos autônomas e trabalhamos normalmente sozinhas;
3. Tenha uma agenda aberta na mesa do seu atelier, contendo a relação das tarefas para fazer no dia. Importante respeitar a ordem cronológica dos pedidos;
No final de cada dia, relacione os primeiros trabalhos do dia seguinte, de forma a ganhar tempo e começar imediatamente ao acordar. Resumo: defina suas metas de amanhã hoje;
4. Otimize seu tempo: estabeleça um horário do dia para responder os seus e-mails e mensagens do facebook. Deixe e-mails e respostas já semiprontas com as tabelas de preços para economizar tempo ao responder suas clientes;
5. Para quem trabalha em casa – como nós – o importante é ter disciplina no horário de trabalho. Estabeleça o horário de início e fim do seu expediente.
Tente obedecê-lo, por mais que seja difícil (…eu sei o quanto é difícil, rsrsrs);
6. Estabelecer um a dois dias fixos na semana para ir aos correios postar suas encomendas ou ainda utilizar do serviço de coleta;
7. Procure aproveitar o tempo que você mais produz de acordo com seurelógio interno. Existem pessoas que funcionam melhor pela manhã, já outras são notívagas. Veja qual é o seu perfil e explore o momento que você tem todo o gás para trabalhar e “bora” produzir menina;
8. Quando terminar uma super encomenda ou uma grande tarefa, estabeleçaum prêmio a você pelo atingimento desses objetivos conquistados. É uma forma de motivar seu trabalho: vá ao cinema, vá as comprinhas, agende salão de beleza…. essas coisinhas que amamos!!!
Ultimamente, tenho tentando incorporar a disciplina no meu cotidiano. Falho muitas vezes, mas ainda tenho esse objetivo comigo: ter disciplina na rotina do meu atelier, principalmente em relação ao horário, agendamento de pedidos, entrega de encomendas. Como disse Thomas Edison: “Eu não falhei, apenas descobri 10.000 formas de como não funciona.”
Buscar esse equilíbrio não é algo simples. É uma questão individual de cada artesã. Você deve saber o limite que o artesanato lhe dá prazer e o momento que ele se torna algo estressante e cansativo. O meio termo é sempre a linha que temos que seguir: é o caminho do bom-senso.
Cada crafter deve buscar seu próprio equilíbrio, de forma que isso certamente refletirá positivamente na qualidade e belezuras de seus trabalhos. Boa sorte!

É isso aí meninas! Espero que gostem do artigo! Que ele seja uma fonte de inspiração para alcançarmos aquilo que todos procuram, seja em qual profissão for: equilíbrio no trabalho e bem estar!
Um grande beijo criativo
Paula Piai

http://www.ganhemaiscirculo.com.br/artesanato-como-alcancar-o-equilibrio-entre-o-prazer-e-o-stress-das-encomendas/






Comentários